Mapa Mental é um recurso organizado e difundido por Tony Buzan, um psicólogo norte-americano. Essa ferramenta de organização auxilia na resolução de problemas, revisão de informações, gestão do tempo, memória e atenção e para desdobrar ideias.
Mapas Mentais Acadêmicos é um recurso para resumir livros e artigos, gerar ideias que se transformarão em artigos acadêmicos e o que é mais importante: planejar a escrita acadêmica.
O cerne da proposta de Mapas Mentais é o termo “chave”, que funciona como um gatilho para a memória. A Palavra-chave unida com a Imagem-chave ativa a memória verbal com a imagem associada a uma narrativa construída. (BUZAN, 2009).
O Mapa Mental Acadêmico se expande de dentro para fora, da ideia principal para as ideias secundárias e suas associações. Buzan chama isso de pensamento radiante. A partir das Associações e da Imaginação, a ideia principal ganha corpo e mais elementos que representam ideias mais completas e complexas, mas que o grande objetivo é construir um caminho de ação para as mesmas.
O mapeamento dessas possíveis ideias é o que diferencia o Mapa Mental de outras técnicas de organização para a escrita. O projeto acadêmico é visto como uma forma não-linear, podendo ser seguido e escrito mais livremente. E ainda, por apontar uma organização de percurso, delineia uma escrita mais coerente e planejada, diminuindo a procrastinação, pânico da tela em branco e mais, proporciona perspectiva. Saber quais serão os próximos possíveis passos dá um controle emocional importante para o desenvolvimento do projeto acadêmico.